Julho Amarelo alerta população para prevenção de hepatites virais

Testes rápidos, voltados para identificar os tipos B e C,  são disponíveis na rede pública, e os resultados saem em cerca de 20 minutos – Foto: Reprodução / Ministério da Saúde

Uma das principais características da hepatite é ser silenciosa, o que na maioria dos casos, dificulta o seu diagnóstico. Longe de ser insignificante, a doença hepática crônica é responsável, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pela morte de cerca de 1,4 milhão de pessoas por ano. Esse cenário de alerta ganha mais força durante este mês, com o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado 28 de julho.
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico de Hepatites do estado da Bahia, em 2018, cerca de 150 mil baianos contraíram hepatite C e não sabiam que possuíam a doença. Desse total, 50 mil são de Salvador.
Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Nem sempre a doença apresenta sintomas, porém os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C.
A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Este ano, por meio da Lei 13.802, foi instituído julho como mês para chamar atenção da luta contra às hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.
Embora a vacina para a hepatite B seja disponibilizada na rede pública, a procura não é suficiente, e é um dos motivos para que a campanha sirva de alerta. Já os testes rápidos, voltados para identificar os tipos B e C, também são disponíveis na rede pública, e os resultados saem com cerca de 20 minutos.
A Sociedade Brasileira de Hepatologia irá realizar diversas ações de orientação e testes para Hepatite B e C durante o Julho Amarelo. Em Salvador, com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura, a ação será realizada no dia 28/07, no Farol da Barra, das 8h ás 15h.
Além disso, você também pode solicitar o teste na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Por Varela Noticias.

Nenhum comentário:

.